terça-feira, 31 de agosto de 2010

Propriedades da linhaça


Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informações sobre a linhaça e os seus efeitos preventivos e curativos de numerosas doenças degenerativas. As pesquisas e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo regular de semente de linhaça tem diversos efeitos:

CÂNCER

A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, que protegem contra a formação de tumores.  Um deles, a LIGNINA, está presente na semente de linhaça numa concentração 100 vezes maior que nos melhores grãos integrais.

SISTEMA DIGESTIVO

Contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas: solúvel e insolúvel. A fibra solúvel forma uma espécie de gel no intestino, diminuindo a absorção de gorduras, podendo auxiliar na perda de peso. A fibra insolúvel melhora o trânsito intestinal, sendo importante para prevenir e tratar a constipação (intestino preso). Além disso, as fibras aumentam a saciedade. A linhaça também previne o câncer de colón, acidez estomacal, divertículos nas paredes do intestino, regenera a flora intestinal e elimina toxinas.

SISTEMA INMUNOLÓGICO:

A semente de linhaça, por conter os óleos essenciais ômega 3 e um
grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, contém componentes anti-inflamatórios, antioxidantes e fortalecem o nosso sistema imunológico.

 SISTEMA CARDIOVASCULAR

 É excelente para regular os níveis de colesterol sanguineo. O uso regular de linhaça diminui o risco de doenças cardiovasculares. Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão arterial e  exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e
energia.

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS

O consumo regular de linhaça, pelo conteúdo de substâncias anti-inflamatórias, diminui as condições inflamatórias do organismo. As doenças inflamatórias referem-se a todas aquelas terminadas em "ITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

 RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS

O consumo regular de linhaça ajuda os rins a excretarem água e sódio, eliminando líquido e reduzindo o inchaço.

DIABETES E RESISTÊNCIA À INSULINA

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de
açúcar no sangue.

VITALIDADE FÍSICA

 Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao
consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de
energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício de forma mais rápida e eficiente.


RECOMENDAÇÃO DE USO:
A melhor forma é comprar a linhaça inteira e triturar no liquidificador na hora do consumo, para melhor aproveitamento dos nutrientes. Ou triture e guarde em geladeira por até 3 dias (não compre triturada).

Ingerir duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador com  sucos de fruta, ou sobre a fruta, ou com iogurte, ou na salada, ou como você preferir.  

Fernanda Berto Lucas

0 comentários: